FUXICO

REDE LIVRE FEMINISTA


Faça sua fuxico Faça sua Piratebox





A FUXICO...

É um dispositivo móvel autônomo de troca e colaboração, feita para conectar pessoas presentes em um mesmo espaço físico. A Fuxico cria uma rede sem fio fora da internet para troca de conteúdos digitais como imagens, vídeos, áudios,documentos, sala de bate-papo e Rodas de conversa. Totalmente anônima!

Seu sistema operacional é um 'Remix' da Piratebox (caixa-pirata), um famoso projeto de Software Livre criado em 2011 por David Darts e Matthias Strubel http://piratebox.cc. Esse nome foi inspirado nas 'rádios piratas' e nos movimentos de cultura livre ao redor do mundo.

POR QUE?

Em 2017 realizamos um projeto sobre redes autônomas feministas com diferentes grupos no Brasil; mulheres hackers, acadêmicas, periféricas, quilombolas, agricultoras, artistas... Dentre a riqueza de suas diferenças notamos duas impressões em comum sobre o tema: Reconhecimento da importância da autonomia nas comunicações e dificuldade em compreender o uso de serviços além da internet.

Como se manda um e-mail sem internet? Um whatsapp sem 3G? Como se compartilha arquivos sem o 'drive'?

Instalamos então versões simples da Piratebox traduzidas para Português; os protótipos da Fuxico e da Sementeira. Satisfeita com a interação das participantes, decidimos criar um 'remix' instalável da Fuxico com conteúdos pré-selecionados de Segurança digital, feminismo, autonomia e colaboração.

Esperamos que a Fuxico estimule outras mulheres a aprender mais sobre redes autônomas, tecnologias livres e infraestruturas feministas.


FUXICOS?

Comum no interior do Nordeste brasileiro, o fuxico é uma técnica artesanal com mais de 150 anos. Usando pedaços de tecidos que sobravam de costuras, as mulheres criaram esta peça que parece uma florzinha e com várias delas cosiam roupas, toalhas de mesa e colchas de cama. Diz-se que a origem do nome foi cunhada pelos homens que viam as mulheres reunidas a costurar e a conversar, de que estavam na verdade aproveitando para fofocar, a fazer mexericos (intrigas)...de fuxico.

A ideia de nomear a versão feminista da 'caixa pirata' é justamente ressignificar esta arte tão antiga para o verdadeiro fuxico: trocas e compartilhamentos de saberes entre as mulheres.


QUEM PODE USAR A FUXICO

A fuxico é software livre, sob uma Licença de Produção de Pares. Essa é uma versão mais radical das licenças de formato aberto que, além de atribuição e compartilhamento igual, prevê também que qualquer exploração comercial da obra em questão deve ser “não capitalista”, ou seja, “só está permitida a cooperativas, organizações e coletivos sem fins lucrativos, a organizações de trabalhadores autogestionados e onde não existam relações de exploração”.

O modelo é apresentado como copyfarleft, uma brincadeira com os termos copyright (direitos autorais, em inglês) e copyleft, significando algo como “cópia è extrema esquerda”.


QUEM SOMOS

Mulheres hackers de Brasil e México trabalhando com infraestruturas feministas e segurança digital.
@Vedetas.org, @periféricas, @kefir.red. Realizado com apoio de AWID (Association for Women's Rights in Development).

Fuxico:
Carl (Vedetas.org) - carlajancz@riseup.net
Geisa (Periféricas) - geisa@riseup.net

Redes autônomas feministas:
Fer (Vedetas.org) - kawa@riseup.net
N (kefir.red) - medusa@kefir.red

Colaboração de:
Thais Jussim - Design e Revisão de texto
Giulia Yakasaki - Arte
Amarilis Camargo - Desenvolvimento



Agora que você já conhece o projeto...

Faça sua fuxico Faça sua Piratebox

>> Faça sua própria fuxico! Já traduzida, com página inicial e materiais sobre feminismo e segurança.
>> Faça a sua 'caixa-pirata' a partir do projeto original


E depois que você tiver a sua Fuxico pronta, imprima e distribua esse Tutozine para as novas usuárias da sua Fuxico!





Página inicial da Fuxico